21/09/2006

do nabão nascido

Pronuncia o último comentador do post antecedente que já vai longe o derradeiro artigo aqui no condado, e terá talvez razão, mas certamente entendeis que a vida de fidalguia não é fácil! E depois caros comentaristas haveis esgotado argumentos? É que também vos findou o gás!Devo de qualquer modo anunciar que apreciei a maioria dos comentários, alguns deles curiosos e até quiçá interessantes, mas ao contrário desses, as coisas cá pelo condado têm andado algo que murchas, e um distinto afidalgado como eu carece de se distrair com outras coisas que menos enjeito façam ao meu nobre ego.
Mas já que é para tal que assiste este pasquim da minha verborreia, não se importarão que exponha mais algumas das minhas sábias teorias sobre os prováveis factos de índole política do mundo vulgar cá do feudo.

A coisa vai mexendo mas muito ainda pelo underground. No PSD correm as ondas de choque com a hipótese Pedro Marques, uns aprovando outros agoniando com a ideia. Certo é que a Paiva já poucos o podem ver, e segundo se sente, a começar pelos mais próximos. Também é certo que poucos o podem ver, porque parece que ele aparece mesmo muito pouco.
Os Independentes lá se vão segurando como podem, a tentar vender a ideia que ainda existem, e a conseguir algum eco dos jornais, mas na verdade receando muito por se encontraram deveras perto do abismo. Quem sobe depressa fica rápido sem oxigénio.
O PS bem tenta reerguer-se depois do trambolhão, mas ainda não é certo que alguns dos estorvos que por lá tem venham a ser diluídos. O jovem presidente Cristóvão tem o grupo com as maiores potencialidades mas talvez por isso, com maiores dificuldades.
O Bloco não sabe o que fazer a Carlos Trincão nem o que fazer sem ele. Já Carlos Trincão não sabe se cai para o PSD se para os Independentes, ou se na hora da verdade todos o deixam cair.
O PC é Bruno Graça, e Bruno Graça é ele mesmo. Há ainda lembranças duma Sílvia da família Serraventoso, mas terá imigrado para Cuba, que nunca ninguém mais a viu.
O CDS como normal fechou para balanço até perto de 2009.

E disto, porque para futuro interessa o que interessa, analise-se melhor PS e PSD.
Ambos os partidos fizeram más escolhas no processo autárquico. Por um lado o PSD tinha todo o seu trunfo em Paiva e isso era indiscutível, Paiva trazia de trás uma enorme vantagem e por isso era evidente que ganharia. Mas tão provável essa evidência como a de não o voltar a conseguir, e talvez por isso mesmo se mantenha a dúvida se acaba sequer este mandato.
E com estas quase certezas o PSD deveria ter preparado o futuro, e apostado num número 2 forte que gradualmente assumisse a Câmara. Esperava-se que tal acontecesse com Ivo Santos mas assim não foi, e por isso embora no poder, o PSD tem agora a tarefa mais difícil de todos, procurar o sucessor de Paiva, sem poder assumir essa procura, além de que sem sucessor assumido aumenta o risco de poderem rebentar costuras que há muito silenciam o partido, trazendo à luz as muitas divergências e as várias ambições que por lá grassam, sendo que várias questões se colocam: regressará Carlos Carrão à liderança do partido? Atacarão os mais novos? Quererá Relvas ser candidato à autarquia, e tem peso no partido para isso? E dos actuais vereadores manter-se-á algum no barco?

Pelo lado do PS as coisas também não são melhores, com no entanto uma grande diferença, o PS pode arriscar tudo. Mais, sendo oposição é óbvio que a busca do candidato já começou, e podem assumir isso para sua vantagem.
Mas o PS esteve efectivamente mal nas últimas autárquicas. O PS sabia que não poderia ganhar e por isso deveria ter apostado num candidato para 4 anos e nunca em Carlos Silva como cabeça de lista, pois que este evidentemente era candidato para uma só corrida.
E tendo tido como resultado um só vereador, a verdade é que a tarefa de oposição complica-se ao ser óbvio que Carlos Silva sozinho, não faz mossa aos ardilosos que o acompanham na Câmara, tenha ou não o suporte no partido.
E agora as grandes questões: o PS tem na lista que apresentou a acompanhar Carlos Silva três putativos candidatos, José Vitorino, Anabela Freitas e Hugo Cristóvão, sendo que este último leva vantagem porque embora consideravelmente mais novo é já presidente do partido, e tem eventualmente mais experiência política. Mas votariam os tomarenses em alguém com trinta e poucos anos? Por outro lado Vitorino é ainda visto como antigo vereador do PSD e Freitas é mulher, o que em Tomar pode ser difícil de vender a uma comunidade francamente conservadora.
Fora disto, o PS não tem em si mesmo e que se conheçam grandes alternativas, e poderá voltar à velha busca duma personalidade ilustre e independente, perfis dos quais é Tomar no entanto escasso (não basta poder ter perfil para ser presidente, é preciso primeiro ganhar eleições), além de que é conhecida a resistência do PS local a independentes.
Há uma última hipótese, e já sussurrada por aí, de adquirir alguém de fora de Tomar, mas é sempre dúbio se isso cai bem aos tomarenses. Aconteceu com Paiva mas em circunstâncias específicas, sendo que Paiva era professor no Politécnico e cumpriu primeiro um mandato como vereador na oposição.

E para agora chega, que este exercício de pensar e deduzir enrijece-me o couro cabeludo e seca-me a pele, e isso não fica bem a um conde.
Entretenham-se por mais uns tempos e regurgitem lá o que julgam cogitar, que eu tenho de ir averiguar do meu condado, não vá acordar um destes dias com alguma ponte aqui no meio, a estragar-me a estética toda do meu quintal do Nabão nascido...

À margem___
Aos caros comentaristas que por aqui passam e se albergam no anonimato, será que não querem considerar a hipótese de inventar um pseudónimo qualquer? Era só para ver se nos entendíamos melhor...

54 comentários:

Anónimo disse...

Sr. Conde
Veja um artigo do A. Serraventoso no "Cidade de Tomar" a lançar a sua candidatura na lista do A. Paiva e com este.
O homem pretende finalmente vir a alcançar a legitimidade do voto, que inveja aos outros.
Mais um a dar cambalhotas rumo ao poder.

JP disse...

Sr. Conde,
Você tem jeito para análises, e até podia ensombrar o Prof. Marcelo.
Agora, não estou tão certo que os independentes já não tenham futuro. Os jornais dão-lhes maior destaque, e todos sabemos, e quem está por dentro da política como você parece estar, sabe melhor, como funcionam os jornais, mas o facto é que correspondendo ou não à verdade, quem abre um jornal em Tomar não vê nem PSD nem PS, vê independentes.
E já que você gosta tanto de colocar questões deixe que coloque uma também: precisarão mesmo os independentes de Pedro Marques, ou até estariam melhor sem ele?

Anónimo disse...

Se non è vero è multo bene trovato.

caravaggio disse...

Alvíssaras caro Condje!
Bossa Exª., está de parabéns. Escreve pouco mas com um humor refinado que lhe assenta como "uma luva" no nick que construiu. Sinceramente, não o imaginava mais fino que as cerdas dos meus pincéis. Está a ser uma agradável surpresa. E isso, de certeza que está a incomodar muito "plebeu" que anda a tentar arrajar pedigree.
Quanto à sua análise, apesar de ser uma pérola no meio do "pocilgal", peca por alguns hiatos que seria interessante aqui levar à coacção.
Senão vejamos, Vª. Exª., fala de trutas e deixa os barracudas de fora.
Quer o PS, quer o PSD têm peixe graúdo para lançar só que enquanto o cardume de carapaus de ambos não se dissolver será permaturo arrancar as escamas a estes peixes de águas profundas. Para lhe espicaçar a curiosidade poderei referir que um vem dos lados de Ourém e o outro,dos lados da capital. E, por ironia do destino, enquanto um é, o outro já foi.
No entanto, o mais bonito de se ver, irá ser como é que as estruturas partidárias os vão vender às bases. É que enquanto o de Ourém já tem a cambada à espera, o de Lisboa vai ter de provocar roturas. Isto, se o Dr. Relvas já não está com ele na cartola. A ver vamos... que o tempo se encarregará de mostrar ao Povão se os raciocínios que aqui escrevemos estão certos ou são falaciosos.
Isto para não falar do Centrão tão do agrado dos Gabinetes e quejandos.
Agora, fico pasmado, com a reverência que Vª.Exª., tem pelo D. Ivo. Não se assuste porque, cá para mim, Vª.Exª., tem visão. O problema desse senhor, é o Dr. Relvas gostar tanto dele como de "azedas". Adiante.
Por falar no Dr. Relvas, acha que esse senhor vai alguma vez dar "pau e costas" como presidente da câmara? Humm..., não me parece. Ele é mais do género de andar "às cavalitas" do que "carregar pianos".
Justiça seja feita. O emir Paivonne tem muito mais fibra para carregar com o estandarte do que esse senhor. Bate-se pela sua dama até ao fim, contra tudo e contra todos, em termos de estratégia é tão míope como o Mr. Magoo,e, para finalizar,tão teimoso como um escorpião, mas pronto não se pode ter tudo...
Quanto ao "passadiço" que ele quer fazer, cuide-se porque , o seu condado vai ficar mais vulnerável à moirama.
Talvez o D. Pedro Marques e o seu escudeiro Rosa Dias, com a prevenção cautelarzita, salvem o seu condado de ser estraçalhado e descaracterizado.
Mas lutar com quem nasceu "para além da Taprobana" (o sarraceno do Paivonne) não é fácil.
Quanto ao Carlos Trincão e ao Bruno poderemos dizer que são os "desalinhados iluminados" que remam constantemente contra a maré. Mas, a corrente da medíocridade inexoravelmente os arrastará para longe.
Quanto à Sílvia, acho que foi a que tomou a atitude mais inteligente. Partiu "a assobiar para o lado".
No que toca ao PS, caro Condje, aquilo que diz ser a ínclita geração não passa de uma "tropa fandanga" com muita "parra e pouca uva" salva-se uma no meio daquele marasmo todo; a Anabela Freitas. É a única que tem estaleca para estar onde está. O resto é só bluffs.
Para terminar, caro Condje, aconselho-o a pôr Retinol da Vichy, para não sofrer tantas mazelas na pele. É o que eu uso quando me coçam o pêlo e digo-lhe... faz maravilhas.
Fique bem, até à próxima,

Anónimo disse...

Um tem GRAÇA, LUIS, tem.
E o outro tem o nome do Portas e o apelido rima com SECA e com interesses imobiliários no Nabão.
E não digo mais nada.

Anónimo disse...

Caro Conde,

A sua nobre análise tresanda a copy / paste do Prof. Martelo Afilhado de ditador... Está assupimpada e loquaz, mas apenas acerta num aspecto quando induz o das pinturas e rabiscos - ola Caravaggio - a soltar a língua indo à mouche: as 'cambadas' vão-se entretendo a queimar os primeiros perús e peruas que se deixam fotografar ou se autofotografam e assim levam com tiro certeiro nas iluminadas testas... O processo é soberba e notoriamente conhecido pelas nossas bandas e não só... Aos pardais e pardocas o primeiro milho... porque gaviões e corvos os irão devorar. Óbvio, não!?
Em política está tudo inventado, ou quase!
Perdoem-me o anonimato, porque destes filmes todos estamos fartos e por isso quem sabe, diz e faz de outro modo, vive de outro modo, mais modesto e por isso anónimo, entende! Ouve-se e reflecte-se e vendo-se a mesma corja de arrivistas embasbacados e ofuscados pela mísera ambição a esbracejar e a vender a mãe, se fôr preciso, na praça pública, por dez reis de migalhas, parte para outras paragens ou missões onde possa aprender algo que, por pouco que seja, o faça sentir mais humano e ter cada vez menos a ver com canalhas, sejam eles carapaus ou barracudas(e que desculpem os ditos o insulto que lhes estão a fazer...)

Hasta siempre, hidalgote!

Kiki disse...

Pois eu acho que a história recente provou que já não há barracudas, ainda que na nossa anatomia de vivência fascista que ainda sobresiste, acreditemos sempre nos ilustres que ainda hão-de vir para salvar a coisa.
Santo tirso ou África do Sul, Lisboa, Ourém, mas em Tomar não há ninguém com qualidade?
Algo novo, algo diferente?
Nós somos os culpados do nosso destino, e os partidos em primeiro lugar, com as escolhas que nos põem à frente para escolhermos dessas.

MJ disse...

Acho-vos a todos muita piada.
O Paiva é o melhor presidente que Tomar já teve, tem obra feita, quando os outros têm conversa.
O Pedro Marques lembram-se do que fez? Lembram-se dumas certas bombas e dumas casas e tal?
Paiva está e para ficar, e fará muitos mandatos ainda estou certa.
Não vejo ninguém capaz para o substituir.
É inteligente, bem falante, e com charme, e isso também importa.
Não é como os trolhas do PS e os ressabiados dos independentes.
Paiva é e será o nosso Presidente, deus lhe dê saúde e força, que o povo continuará a apoiá-lo.

Anónimo disse...

Que Nossa Senhora de Fátima nos defenda, que o Sr. Padre Frutuoso nos proteja de Homem tão providencial.

AMEN

Virgilo disse...

Já agora, Dª MJ ,era de bom tom deixar o seu e-mail e o telemóvel para o seu platónico apaixonado.
É que o tom melado do seu discurso está longe de ser o de uma simples e charmosa admiradora...
Porque o charme também conta...(dixit)

Mas,entretanto,não lhe faria nada mal tomar umas gotinhas para combater a ignorância política...

Anónimo disse...

Porra! As beatas também já vem à net?!
Ó minha senhora funde um clube de fãs e levem o Paiva para longe. Tipo Vilamoura já que ele gosta tanto!

caravaggio disse...

Cara MJ,
Creio que não vem mal ao mundo, a senhora ter tamanha admiração pelo sr. Engº António Paiva. Por mim, até acho que faz muito bem.
Agora dizer que só este senhor é que fez obra; é obra!
Mas é verdade! Este senhor fez obra. Um Bidé de Repucho na rotunda. E gostou tanto do que fez, que agora fez outro no parque de estacionamento subterrâneo do Pavilhão Municipal.
Mas pronto, para a MJ onde há uma "carinha laroca" a rica descortina inteligência e charme a "rodos". -Óptimo! Quem sou eu para a contariar!?
Agora quem deve estar fulo consigo é o sr.Gabinete e o resto da cambada. Então MJ era preciso ir tão longe? É certo que a malta está farta de saber que naquela trupe, inteligência é coisa que não abunda. Mas chamar-lhes trolhas? Por amor de Deus rica...contenha-se.
Por acaso, já viu as três figuras mais distintas do PS Nabantino de fatinho e gravatinha? Olhe que são um "must". O sr. Gabinete parece um cangalheiro do pricípio do século passado. O sr. Hugo Costa parece um figurante "mormon" do filme a "Testemunha" e o sr. Cristóvão parece aqueles gajos que iam ao "Baile da Pinhata" na Nabantina nos anos sessenta.
Realmente, comparados com o senhor engenheiro, ficam a milhas mas não era preciso ser tão cruel!
Já agora, rica esclareça-me uma coisa, essa maralha ressabiada dos independentes "têm casas" e "tal" e "bombas" será que são terroristas?
É melhor avisar o G. Bush, que ele leva-os para Guantanamo.
Agora, cara MJ, a menina deu a fórmula ao inimigo. Vai ver que o próximo candidato do partido da Voluntários da República não vai ser o Carrilho mas sim.....o Brad Pitt.

Hugo Cristóvão disse...

Meus caros, será provavelmente a primeira e única vez que aqui o meu nome aparece assinado pelo meu próprio punho, e apenas para dizer isto:
De facto vocês têm piada, particularmente os comentários. E digo isto muito seriamente, eu que me considero por norma bem humorado, esboço muitos sorriços à conta deste blogue.
Tal é assim que vocês se deviam dedicar só a isto, enquanto eu e outros fazemos a política séria.
Pelo menos tentamos, que já é mais que muitos.

Quanto ao candidato, já contactámos de facto o Brad Pitt, que no entanto não está disponível porque já se comprometeu com os independentes. Ainda tentámos o Tom Cruise, mas parece que está em negociações com o PSD. E parece ser verdade, porque ambos estão em dúvida para o filme Missão Impossível IV.
De maneira que nós vamos ter que nos contentar com alguém apenas competente, por mais feioso que seja.

Hugo Cristóvão
orgulhoso "presidente dos trolhas"

Anónimo disse...

Os Independentes não precisam do Brad Pitt, nem do Huguinho, do Luizinho e do Zézinho, nem de "artistas" destes e muito menos do Donald.
Será bom que não os xateiem e que os deixem trabalhar, a fazer a tal política a sério, que a oposição xuxialista diz que faz, mas não faz.
O resto são cantigas.

Anónimo disse...

"Tal é assim que vocês se deviam dedicar só a isto, enquanto eu e outros fazemos a política séria.
Pelo menos tentamos, que já é mais que muitos." - Hugo Cristovão

Meus caros, Tomar não tem mesmo futuro nenhum!!!!!!!! Primeiro, caro Cristovão, Política não se faz, constroi-se, discute-se, pensa-se! Depois, fazem o quê e onde? É que não se vê nada de nada. Será que já não vos basta ser tonto, também nos quer fazer de? Desejo-lhe as melhoras

Anónimo disse...

A todo este vapor, este é mais um blog a desaparecer... Como o tomaronline (que descanse em paz) ou as babosices e diarreias do do LF do polvo ou do Huguinho presidente,não sei bem de quê,a não ser do seu umbigo e do seu gato... Com tudo isto o Príncipe Paivão vai agradecendo as belas 'encomendas' e ajudas que lhe vão dando a mão, por mais que vociferem ou lhe lambam as botas ou ambas as coisas... Assim não vão lá e nem os Indies, que por vezes parecem mais o par de velhos dos Marretas da TV do que reais alternativas. Convém dizer que quem sabe, não perdoa os 'affairs' tímidos do Pedro com a laranja ou o 'casamento' de longos anos entre Rosa Dias, eleito CDU/PCP, com câmaras PSD onde chegou quase sempre a vereador A TEMPO INTEIRO! Estranhas coincidências as desta terra onde o PSD do Sr. Relvas sempre deu a mão ao PC, mesmo quando este estava e continua a estar quase moribundo...
Pobre PS,rosa esbatida e fenecida, ora entregue a jovens turcos que mourejam para pastores oureenses ou futebolenses torrejanos ao sabor da onda ou do vento... Ao que chega a mediocridade...
Solução é difícil de encontrar...
Esperemos que aconteça e que pelo menos pense... que a massa encefálica com neurónios ainda sãos vai faltando por cá...
E de diarreia mental transformada em fonte, parque subterrâneo ou rotundas já chega, não acham!? E ainda por cima tudo à conta de todos nós pobres contribuintes!

Virgilo disse...

Este Presidente dos Trolhas é mesmo MODESTO.
É tão discreto,tão discreto,mas mesmo tão discreto,mesmo discreto a sério,que só se veio misturar com a plebe, num blog SEM CENSURA PRÉVIA,para deixar cair uns dentinhos e...claro...postar uma FOTO DE VERDADEIRO ARTISTA...
Mas tem futuro - É ALTO,BONITO,CHARMOSO,ESPADAÚDO.
É UM MUST...
AINDA CHEGA A SECRETÁRIO GERAL...

Anónimo disse...

Só se fôr do gato dele!!!... Aldra!!!...

Anónimo disse...

Raramente leio blogues, mas os tomarenses demonstram tanta inveja, tanta ambição desmedida por simples lugarzitos, que nem dão para saborear o verdadeiro exercício do poder.
Depois atiram-se a todos, disparam em todos os sentidos: È contra Paiva, Hugo, Luís Ferreira, Pedro Marques, Rosa Dias, PSD, PS, laranja, rosa... etc...
Porca miséria.
Quem escreve contra toda esta gente, o que já fez?
Dê a cara!
Assumam-se!
Sejam homenzinhos e mulherzinhas!
Nunca se esqueçam que toda a gente tem direito a ter ambições e até a sonhar com o poder.
Foi para isso que se fez o 25 de Abril.
O Sr. Hugo ou o Sr. Luís Ferreira têm tanto direito ao poder como o senhor Miguel Relvas, o Sr. Paiva, o Senhor Pedro Marques, e tantos outros.
Sabem porque sou feliz?
Porque não consigo ter inveja de ninguém, nem mesmo daqueles que se labuseiam com o poder.
Confesso que me dá um certo gosto ficar na plateia a olhar os vossos gestos, palavras e ambições...
Mas assim não bão lá. Quando olharem para o lado descobrem que Tomar é uma simples aldeia... porque os anónimos e outros tais só pensam no seu próprio bem, no seu umbigo, no seu bolso.
Pobres coitados, frustrados...
Dá-me gozo vê-los assim...
Bom filme!

Anónimo disse...

Todos têm direitos.
A questão é o uso que deles fazem (ou não).
Aqui, tirando os de sangue azul, são todos iguais.
Só o Barão de Minjoelho, o Visconde da Venda da Gaita, o Marquês das Cabeças, e o Arquiduque do Coito têm previlégios reais, entre os quais o direito de pernada.
Portanto, as gajas boas que se habilitem.

Anónimo disse...

Perdão esqueci-me do Conde do Flecheiro, mas não foi por menos estima e consideração.
Aliás, os últimos são sempre os primeiros.
Não é, Sr. Conde !?
Atento e grato, peço vénia.

Rita disse...

Que cambada de invejosos que para aqui anda!
O senhor que diz que raramente lê blogues é que tem razão, mas o que já fizeram para estar a criticar os outros quando nem coragem têm para dar a cara?
É muito por culpa da cobardia que Tomar está no marasmo que está!
Vão mas é trabalhabar em vez de dizer tanto disparate!

Anónimo disse...

Tá bem ritinha, deixa.
O teu curriculum é conhecido.
OK.

Virgilo disse...

Confirma-se o esperado.
Segundo "O Templário" on line,em notícia que acaba de divulgar,o SENHOR da TROFA declarou em entrevista que este será o seu último mandato.
Prefere sair pelo seu pé do que ser empurrado por uma derrota eleitoral.
Convenhamos que revela alguma esperteza.
Mas,sublinhe-se,o ilustre só deu a entrevista em Bruxelas.Noblesse oblige,como diria o outro...
O SENHOR DA TROFA não está talhado para enfrentar oposição a sério e neste mandato já lhe tomou bem o cheiro.
E,contráriamente à douta análise de Sua Ex.a o Conde,a oposição real apareceu com os INDEPENDENTES,vai continuar,vai mostrar a sua capacidade de desencadear iniciativas sérias em defesa dos cidadãos e do concelho.
OS INDEPENDENTES,com os seus princípios,o seu Programa,a sua Acção,a sua combatividade vão afirmar-se como REAL ALTERNATIVA PARA O FUTURO DO CONCELHO.
Mais uma vez,agora em Tomar,provar-se-á que a democracia não se esgota nos partidos políticos e/ou em figurões,seja de que natureza fôr.
O tempo e a vida vão provar de que lado estava e está a razão...

Anónimo disse...

Pois é.
Os Partidos que se cuidem.
Em Tomar (e noutras autarquias do País) os grupos de independentes não giram à volta de notáveis do Partido e em alguma "guerra" com ele (p. exº o MIC do Alegre).
Os Partidos são muitíssimo importantes, mas não são tudo na vida,
Os grupos de independentes são indispensáveis para "regenerar" os Partidos, que perdem influência na sociedade pelo excesso de "garantismo" interno.
Quem não quizer ver isto está mesmo cego.

Virgilo disse...

Apesar de pensar que os INDEPENDENTES por TOMAR teem sido a força liderante da oposição ao RELVAQISTÃO - na CM e na AM - não ignoro,nem deixo de valorizar a acção e intervenção de elementos de outras bancadas,designadamente Bruno Graça,Jorge Franco,Carlos Trincão e Graça Costa.

Rita disse...

Há senhores neste e noutros espaços, que com a raiva e dor de corno, que tentam disfarçar como não dando muita importância ao PS, não enganam ninguém e só lhes dão valor.
E por isso, mesmo que por mais nada, me solidarizo com o PS local.
Abomino atitudes de arrogância, ainda por mais disfarçada de suposta competência ou superioridade. Nesse aspecto prefiro mil vezes o Paiva que pelo menos (já) não engana ninguém.
Acreditem que não enganam mesmo ninguém. Bruno Graça? Só mesmo quem nunca tenha passado pela Gualdim Pais. Carlos Trincão? Cheira-se a milhas a intelectualite.
Jorge Franco e Graça Costa são mesmo quem?
O povo pode não dar muita importância a nada disto, mas não é parvo. Não nos queiram tratar como tal!

Anónimo disse...

A Ritinha não acompanha os trabalhos da Assembleia Municipal e, por isso, ignora dois dos seus actuantes membros.
É o que dá escrever de cor, só para "encher chouriços".
E ainda fala em nome do povo.
Realmente é preciso paciência ...

Virgilo disse...

O Jorge Franco até é do PS...mas não é,como outros(embora em silêncio)poderão não ser,um político da escola dos "muchachos" de LF.
Se calhar para esta Ritinha o "seu" PS é o da política à moda das cambalhotas tipo parque de campismo.
Olhe,pense bem se o Serraventoso não está na altura ideal para ser recuperado e reciclado.
O rapaz voltou ao estilo da época em que era o chefe dos "Gamistas" em Tomar.Ele é "contra" o Paivismo mas diz que o dito,coitadinho,não é o culpado...
OS INDEPENDENTES são um movimento de pessoas sem "coleira",provenientes de várias áreas,que se uniram só e apenas em torno de um PROGRAMA PARA TOMAR.
Não são um "albergue espanhol" que se movimenta em torno de interesses,de disputas pessoais,de lugares e poleiros,de vaidades,de vinganças ou ajustes de contas.
Entende D.Ritinha ? Ou ainda quer mais trocado por miúdos e com desenho ?

rita disse...

Volto a dizer que vocês não enganam ninguém. Está na cara e nas linhas que escrevem que são quando muito políticos frustrados e a tentar desesperadamente convencer alguém que valem alguma coisa.
Os que se conhecem não convencem, os outros nem interessam porque ninguém sabe quem são.
Pedro Marques? Se fosse bom não tinha deixado a câmara da primeira vez. E porque é que o fez? Se fosse bom tinha continuado na política. Se fosse bom não precisava de toda esta publicidade para voltar a ter trabalho como advogado.
Rosa Dias? O que fez em verdade como vereador? O halo de competência que tinha à volta dele já se quebrou, e essa coisa do desejado também já não convence ninguém.
E "independentes" é isto, mais nada, deixem-se de tretas.
Abomino arrogantes, abomino "detentores da verdade e do conhecimento" que é o que vocês gostariam de ser, mas no fundo sabem tão bem como a maioria que o vosso futuro enquanto agrupamento de politiqueiros, não existe.
E só para que fique claro,e não me tentem embrulhar nos vossos comentários absurdos, se tenho inclinações políticas, elas ficam bem mais à direita do que aquilo que já me querem rotular.

Anónimo disse...

A Ritinha vai destapando o jogo e, a pouco e pouco, vai "abrindo" o Gabinete.
Sr. Luis Ferreira ao menos arranje um "pseudónimo" masculino, sempre fica melhor que travestido de Ritinha.
E aproveite o Serraventoso enquanto é tempo, até têm em comum a azia aos Independentes.
É um regresso à casa (e à causa) Socialistica.

Anónimo disse...

Ora vivas, fugiram para aqui?

Este destilar de veneno, piropos, arrufos, frustrações de socialistas contra independentes, independentes contra todos, todos contra os socialistas, os bloquistas postos de lado, os pósidonios femeninos que não conhecem paineleiros que escrevem no Cidade de Tomar como o Franco da Asseiceira ou a Graça do emprego, (soa-me a dor de algo)anónimos "aus" molhos, o CDS/PP não tem Computadores??? podem ir à biblioteca ou ao espaço " internete" fomentado pela Câmara, (como eu),,,,, só dá para rir, e faz igualmente dormir feliz, muita gente que por aqui vem ler.

Imagino o Paulinomix e a sua equipa de incompetentes, o Relvex e o Auto exilado Ivex sem gabinex, o adjunto tontix, a bufa da Vereadora Rosarexo, o Vice Souzix e o Automobilex, com resmas de vontade de aqui escreverem, mas sem coragem nem necessidade de se rebaixarem e juntarem-se aos abandonados da sorte.

Já pensaram, que este lançar do anzol, de dizer por parte do druida camarário, que ia embora, era para ver quem se vai por em bicos dos pés, para se "alember" todo ao caldeirao???

Tenham juízo e tino, o Paulinomix, vai continuar no caldeirao camarário, com ou sem ajudantes sem categoria (dito pelos iluminados da esquerdelha trolha, tralha, ressabiada que por aqui existe).

Venham dai esses ataques a este Social Democrata, Laico e RÉPUBLICANO,

GANDA_NOIA

Anónimo disse...

Este GAND_NOIA é cá um cromo, que nem lhes conto, nem lhes digo.
Mas tem de ter cuidado com o acento no é de Republicano, que é erro grave de Português.
Ah e não se esqueça de elitista e sulista, fica-lhe melhor ao tom de pele.
OK

Zé Paródias

Rita disse...

Realmente burro velho não aprende línguas como dizia a minha avó, e alguns de vocês está visto, são muito maus alunos.
COntinuem a enganar-se a vós próprios, que o povo faz de conta que se importa. Ou nem isso.
Ah e, Luis Ferreira? Sei quem é, apenas isso.

caravaggio disse...

Oh Ritinha,
Então a rica deu numa de "Padeira de Aljubarrota?". Olhe que isto por aqui é terreno minado!
Por aqui circula uma fauna que não se reduz somente a Castelhanos.
Desde xoxialistas empedernidos e deslavados, Independentódependentes, PSDs anónimos e desencantados, Condjes oriundos do mais puro proletarado,Malcriados, Esquerdistas, Direitistas, Filósofos..... e BRINCALHÕES!
Como vê é só escolher!
Não sei se começou a postar por uma questão de preencher as quotas. Mas Seja Bem Vinda!
A rica tem de perceber que isto é um local onde cabe tudo, desde a estupidez até à mais alta clarividência.
É que de "presunção e água benta cada um toma a que quer". Por isso, todos somos muito bons e muito maus conforme a maneira como querem entender aquilo que dizemos.
A deduzir das suas palavras presumo que se deve odiar a si própria.
A menina quando diz "Abomino atitudes de arrogância, ainda por mais disfarçada de suposta competência ou superioridade". E se refere da forma como o faz, a supostas pessoas está a fazê-lo de uma forma arrogante e com tiques de superioridade com a agravante de nem as conhecer, como diz.
Pois é... pimenta...
Bem não stresse, que a sua postura agora é muito inn e reveladora de um pedegree xuxa do mais rafinée possível.
O Gabinete vai-lhe estar grato por quanta admiração.
Cá por mim, o que eu gosto é duma boa troca de galhardetes. Sabe? Aguça-me o espírito. E uma dama, sempre dá mais colorido a este "mar de cinzas".
Beijinhos e até à proxima.

Virgilo disse...

Ó Ritinha,
Ao menos deixa aí o número do telemóvel...
E,já agora,tens voz de gajo ou de rapazinha?
Ó Ritinha,tu cheiras-me a trans.....
Pelo teu paleio és pencuda,alta para o amarrecado,alternas o terno e gravata com o ar abandalhado,tens uma barbeca com ar desmazelado,às vezes pões os óculos na ponta da penca,tens a bufaria no código genético e és intíma do Sr.Governador... e tens um pseudónimo:
RITINHA/Gabinete
O que eu me esforcei para lá chegar...
Mas ficava-te bem um pseudo mais guerreiro,sei lá SUDOKU...

Anónimo disse...

Zézinho paródias,

Será um dos patinhos trolhas? a juntar ao Presidente huguinho e Luizinho?

Conte, diga, desabafe, estrebuche que lhe fará bem à alma e ficaremos todos a saber mais, partilhe a sua sabedoria e doutrina que eu encaixo.

Realmente, foi um erro grave de português, mas preferia que tivesse sido agudo que é com inclinação para a direita, quanto preciosismo de superioridade sr. doutor.

Não me considero elitista, pois não tenho comendas nem formação superior, sou um "gaijo" simples e do povo, como deve deduzir pelos erros de Português e mais grave na douta opinião, ser Social-Democrata.

Numa coisa estamos de acordo, sou mouro, pois habito na parte sul do Nabão.

Infelizmente, a cor de pele é rosácea mas não maçónica.

GANDA_NOIA

Anónimo disse...

Oh Homem também sou mouro - para o Pinto da Costa, claro.
Da Maçonaria só conheço o António Arnaut.
De superioridade só se for moral e interior.
Prefiro as comedorias às comendas, que não tenho, nunca tive e não conto vir a ter.
Nada tenho contra os social-democrtatas, alguns até meus familiares, só lamento que o Marques Mendes seja tão pequenino e não dar para o Basket.
Às vezes sou pato, mas não patinho, nem trolha.
Nem gosto e andar à trolha.
De resto sou português até ver.
Com respeito

Zé Paródias

Virgilo disse...

Ó Sr. Conde,

A entrevista ou crónica de uma saida anunciada com (?)tempo de antecedência,publicada pelo Templário,é um facto politicus novo que merece o seu urgente e desassombrado comentário.
Informe a plebe sobre o estsdo de espírito nos passos perdidos do PSD.
Reina o luto,a euforia ou a indiferença ?
Os seus súbditos plebeus estão mortinhos de curiosidade voyeur...

Anónimo disse...

E por que é que ninguém fala da região de turismo? Só falam da Câmara, mas esquecem-se dos chulos da Região de turismo. O que é que eles fazem? Alguém sabe? É que ninguém dá por aquilo existir. Sabem quantos é que eles arrecadam por mês? E sabem as mordomias que têm? são matérias que davam um blog inteiro...

Anónimo disse...

Sr anónimo tem toda a razão.
É escandaloso o que se passa na Região de Turismo.
Autênticos chulos, sem vergonha!
Não fazem rigorosamente nada e têm o descaramento de andar a contrarir empréstimos para pagar ordenados chorudos.
Quando é que o governo acaba com esta palhaçada. Com estes chulos?
As regiões de turismo, salvo rara excepções não servem para nada.
É urgente acabar com estes palhaços que andam por aí engravatados a fingir que trabaalham.
Sr. Primeiro minictro acabe de vez com isto. Já chega.

Anónimo disse...

O "chefão" deu uma interessante entrevista.
O Sr. Conde deve transmitir à plebe a sua opinião para depois o povo opinar também.
Tudo indica que o homem está centrado em Bruxelas e só vem a Tomar incidentalmente de passagem - por agora como Presidente da Câmara, depois da Festa dos Tabuleiros de 2007, como Professor do Politécnico.
Vamos a ver.

Zé da Burra

Anónimo disse...

Esta semana a imprensa local só traz novidades... por acaso! Mas a do rapaz que por acaso foi a Bruxelas acompanhar o Sr. António e que, por acaso até lhe fez uma entrevista, está demais!!!!!

Por acaso até está muito interessante, a dita. Quanto mais não seja por revelar que o Sr. António está com um discurso cada vez mais político... por acaso.

Não quero acreditar que o Sr. José e o Sr. António tenham por acaso combinado uma entrebista, por escrito, com direito a revisões e mostra de prova final.Naaaa!!! Não seria digno nem de um professor do Curso de Comunicação Social, por acaso do IPT, muito menos de um ex-futuro - se ninguem lhe pegar - professor do IPT.

Do seu conteúdo - da entrevista - farei os meus comentários se alguem me puxar pela pouca vontade.

Já me esquecia - por acaso já repararam nas voltas que a vida dá???? Aqueles que ontem eram no mínimo inimigos de estimação até já vão juntinhos a Bruxelas. Estarei atento às mudanças na linha editorial do Cavaleiro...

E por acaso lembram-se do "Will See"?

Virgilo disse...

Atenção JOSÉ GAIO!

Tenha cuidado,olhe que os tentáculos do Relvas estão a fraquejar mas ainda têem força para o voltar a atrofiar.
Algum tipo de dificuldades por que,eventualmente,esteja a passar,só têem solução com o apoio dos leitores e os normais anunciadores.
Não se deixe cair na tentação de ceder à chantagem da publicidade institucional(leia-se autárquica).
A independência e a dignidade profissional não têem preço.
Nunca se iluda com o "apoio" dos seus figadais inimigos.
Para "ELES" você e a Isabel Miliciano são DESCARTÁVEIS...
E não esqueçam :
OS LEITORES DEVEM SER, DE TODO, A RAZÃO DE EXISTIR de "O Templário".
O resto - viabilidade e rentabilidade - surgem naturalmente.

Anónimo disse...

Realmente há tantos acasos juntos e tantas coincidências que só temos de desconfiar.
O Sr. Virgilo é muito oportuno (como sempre, aliás) nos alertas.
Portanto, aplique-se o provérbio:
Cautela e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém.

Anónimo disse...

dão-se alvissaras a quem adivinhar quem é o responsável da região de turismo que vai todos os dias à piscina no carro oficial. e quem paga é o zé pagode. Como dizia o Bordalo, a política é uma porca com umas grandes tetas...

Virgilo disse...

Só pode ser,por coerência,o ex-várias coisas que é,nos últimos anos um dos importantes peões do RELVAQUISTÃO.
Agora adivinhem lá quem é o ex-MRPP,ex-CCPT,ex-vereador PS,ex-director sombra do Templário,ex-candidato a candidato à presidência da RT e que,de futuro será sempre ex-qualquer coisa para se tentar manter na crista da onda...
Vá,adivinhem lá quem é este OPORTUNISTA QUÍMICAMENTE PURO...
E perguntem em quem é que ele se apoiou,que fretes fêz para se transformar num ALMOFADINHA que passeia sempre risonho,de pastinha na mão,pelas ruas da cidade.
Vão ver que a culpa é de ninguém...
AGORA pensem num que não sendo ex-,é político profissional quase desde o jardim de infância e também aparece sempre na crista da onda, seja qual for o chefe,tenha ele 1,50 mt ou 1,80 mt,gordo ou magro,bom vivant ou menino do côro.
Falar desta gentalha dava para falar horas ou escrever um livro...

Anónimo disse...

Vejam só o que isto chegou...
Como diz e muito bem a vida dá muitas voltas e até às vezes voltinhas.
O seu poderzinho acabou.
Com a ganância de uns tostoezinhos perdeu o seu poderzinho, a sua capacidade de influenciar,
um dia destes vão passar por si e ninguém o conhece. Agora são outros a comandar os destinos, ironia do destino.
Voçê bem tenta acabar com eles mas não vai conseguir. nunca!
Você é um fingido, interesseiro, chantagista.
Quem se julga muito esperto às vezes surpreende-se com a esperteza dos outros.
Os aprendizes às vezes ultrapassam os mestres.
Vai ficar sózinho, sem poder, sem ninguém, E as cuspidelas que atirou ao ar vão todas cair uma a uma em cima de Sua Excelência.
Só e abandonado, sem poder...ah,ah..ah...
quem diria? Sr. F...
São as voltinhas que a vida dá... e esta eih!
O jogo só agora começou...
Vai surpreender-se ainda muito.
Sabe porquê, porque o conheço bem demais. Conheço os truques, os golpes, mas a estratégia está montada.
Vou dominá-lo
e um dia vai cair aos meus pés subjugado ao meu jogo.
Á MINHA IRONIA. sEREI IMPLACÁVEL...
fIQUE Á ESPERA...!

oS ESPERTALHÕES TAMBÉM SE ABATEM!

O seu muito querido pitoniso!

Anónimo disse...

Parabéns sr. Virgilio.
Afinal há quem conheça mais a besta. O oportunista quimicamente puro!
Pode ser que um dia destas
a cortina caia.
São esses gajos que querem agora dar uma de sérios!
Miseráveis.
Porcos.
Desapareçam!

Anónimo disse...

O Sr. Virgilio essa gentalha está riquinha.
E sabe que mais à custa da Democracia.

assina um desiludido da política.

Anónimo disse...

Ainda há alguns (poucos) que não engordaram com a gordura da política.
Dormem descansados todas as noites e têm as algibeiras e contas bancárias pouco forradas.
Poucos, mas bons.
Felizmente.
A propósito destes, hoje é lançada uma fotobiografia de Nelson Mandela.

Zé Teso (mas honrado)

Anónimo disse...

O Programa Eleitoral dos Independentes por Tomar, que é o Compromisso Com os Eleitores consta de:
1. Razão de ser da Candidatura (pág. 1 e 2);
2. Princípios da nossa actuação (pág. 2 ):
- Servir os Cidaddãos (pág. 3);
- Potenciar o desenvolvimento económico (pág. 3);
- Fortalecer a democracia (pág. 3 e 4);
3. Programa de acção (pág. 4 e 5).
3.1 Medidas de Aplicação imediata (pág. 5):
- Impostos e taxas (pág. 5);
- Circulação de pessoas, trânsito automóvel e estacionamento (pág. 5 e 6);
- Qualidade de vida nas freguesias rurais (pág. 6 e 7);
- Serviços aos cidadãos (pág. 7);
- Turismo, lazer e cultura (pág. 7 e 8);
- Apoio à actividade económica (pág. 8);
- Gestão urbanística (pág. 8);
- Desenvolvimento rural e novas tecnoogias (pág. 9).
3.2 Plano de acções a médio e longo prazo (pág. 9):
- Infra-estruturas faciltadoras da fluidez do tráfego e da mobilidade (pág. 9);
- Abastecimento de água, saneamento e recolha de resíduos sólidos (pág. 9);
- Espaço para acolhimento de actividades económicas e profissionais (pág. 10);
- Equipametos de lazer, desportivos e culturais (pág.10);
- Melhoria da qualidade ambiental (pág. 11);
- Habitação e acção Sociais (pág. 11);
- Apoio ao investimento e desenvolvimento (pág. 12);
- Circulação de pessoas (pág. 12);
- Turismo, cultura e desporto (pág. 12 e 13);
- Educação e Ensino (pág. 13);
- Protecção Civil e Bombeiros (pág. 14).

Termina assim:

TEMOS:

PRINCÍPIOS DE CONDUTA

IDEIAS CLARAS PARA O FUTURO

PESSOAS E EQUIPAS CONHECEDORAS E EXPERIENTES


ESTAMOS UNIDOS POR TOMAR

Anónimo disse...

Estava o esbelto conde descansando
Na margem esquerda do plácido Nabão,
Quando sentido as tripas apertando,
Foi atrás do arbusto deixar o cagalhão.

E como a bosta era de vil condição,
Soltou vis palavrões e a todos amaldiçoou.
Nunca Tomar vira tamanha oposição.
Pois sua voz de protesto, o Inferno ofuscou.

(continua quando houver inspiração para mais...)

Anónimo disse...

Estavas tu linda Inês posta em sossego ......